Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

20/09/2018

DIA DA ÁRVORE TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO PARQUE DAS ÁGUAS

Evento, que terá contação de histórias, exposição de fotos e doação de mudas, deverá reunir mais de 150 estudantes

DIA DA ÁRVORE TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL  NO PARQUE DAS ÁGUAS

Crédito: Divulgação PMR

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMAR) e a Secretaria Municipal de Educação, realizará nesta sexta-feira, o projeto Floresta do Saber. A ação, que irá acontecer no Parque das Águas, das 9h às 12h, vai integrar as escolas das redes públicas e privada de ensino, com objetivo de apresentar a importância da preservação do meio ambiente.

De acordo com a presidente da Fundação, Denise Assis, o evento tem por objetivo expandir o atendimento e os serviços oferecidos pelo projeto Árvore do Saber, que leva brincadeiras, contação de estórias e diversão para crianças e adolescentes, através da Biblioteca Pública Dr. Jandyr César Sampaio.

- Nesta edição, que será especial e bem mais abrangente, teremos a participação de alunos das redes públicas e privada de ensino, que terão a oportunidade de viver uma manhã diferente e cheia de atividades. Além da contação de história e dos livros que serão disponibilizados para o público, a equipe da AMAR também estará no parque fazendo a distribuição de mudas e promovendo atividades de conscientização, como a Árvore da Sustentabilidade – conta Denise.

As escolas da Rede Municipal de Ensino que participarão da ação são: Dona Mariúcha; CIEP 342 Geraldo da Cunha Rodrigues; Creche Municipal Novo Surubi e E.M. Augusto de Carvalho. Já da rede privada estarão presentes no Parque das Águas os estudantes dos Colégios Aplicação de Resende e Dom Bosco.

Árvore da Sustentabilidade e exposição de fotos

Também em comemoração ao Dia da Árvore, a AMAR promoverá, paralelamente à Floresta do Saber, o projeto Árvore da Sustentabilidade, que oferece atividades socioeducativas ao público, como a doação de mudas de árvores. Quem recebe o brinde, é estimulado a deixar um recado para a sociedade sobre a importância e o valor ecológico das árvores. Todos as mensagens, escritas em papéis cortados em formato de folha, serão penduradas numa árvore do parque.

- Nosso objetivo é estimular a imaginação dos alunos e professores. Fazer com que essas pessoas sejam formadoras de opinião e espalhem a ideia de que plantar uma árvore e proteger nossas áreas verdes é essencial para o futuro do nosso planeta – explica o presidente da AMAR, Wilson Moura.

Segundo ele, quem for ao parque na manhã desta sexta-feira, além de poder participar de todas as atividades previstas, também poderá apreciar a exposição “Parque das Águas e das aves também”, que mostra, em 80 fotografias, toda a beleza das aves que visitam, transitam ou moram na área de lazer, localizada às margens do Rio Paraíba do Sul, e que funciona como um refúgio natural de várias espécies.

Palavras chaves: Floresta Do Saber