19/07/2019

CCZ DE RESENDE VAI OFERECER TRATAMENTO GRATUITO PARA ESPOROTRICOSE

Prefeitura será uma das únicas do estado a doar remédio para tratar doença considerada uma das mais agressivas contra animais e que pode afetar humanos

CCZ DE RESENDE VAI OFERECER TRATAMENTO GRATUITO PARA ESPOROTRICOSE

Crédito: Carina Rocha

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Resende dá início nesta semana a uma ação tão importante quanto inovadora. A unidade vai passar a oferecer medicamento para tratamento de animais acometidos pela esporotricose, uma doença dermatológica, provocada por um fungo que vai “comendo a carne” de animais infectados. A esporotricose é uma doença que atinge principalmente gatos, mas também afeta os cães. Como se trata de uma zoonose, pode também ser passada a seres humanos.

A Prefeitura adquiriu 12 mil medicamentos para serem distribuídos aos animais de Resende que passem pelo CCZ e tenham diagnóstico de esporotricose comprovado. A entrega somente será feita aos donos de animais que levem seus bichos ao centro de controle da Prefeitura e tenham diagnóstico confirmado no local. Em seguida, deverá ser feito um acompanhamento mensal da evolução do tratamento também no local para distribuição de eventuais novas doses do remédio.

De acordo com o coordenador do CCZ, Rodrigo Campos, há um crescimento no número de casos de esporotricose nos estados do Rio, São Paulo e Minas Gerais. Diante deste quadro, uma conversa com o prefeito Diogo Balieiro Diniz selou a iniciativa. "Acredito que somos hoje uma das únicas cidades do estado a oferecer este tipo de tratamento. A doença deixa o animal em estado deplorável e pode ser transmitida para pessoas. Causa muito sofrimento. É um quadro preocupante e em Resende estamos fazendo nossa parte para evitar que esse mal se espalhe” - disse Campos.

CCZ bate recordes

A unidade de Resende vem passando por obras e ganhando melhorias constantes por iniciativa da Prefeitura desde 2017 até agora. Os investimentos podem ser medidos pelo número expressivo de 10.166 mil atendimentos feitos no período. O balanço inclui consultas, cirurgias e ultrassom e, a partir de agora, será engrossado com o tratamento oferecido para a esporotricose.

O Centro de Controle de Zoonoses de Resende se tornou uma referência com a oferta de diversos serviços diferenciados. Consultas; castrações; prevenção e combate ao carrapato da febre maculosa; armadilhas para mosquito transmissor da leishmaniose; além do combate ao mosquito Aedes aegypti.

Este ano, o centro está prestes a confirmar um novo recorde na vacinação contra a raiva, com 15 mil animais alcançados pelo trabalho de imunização.

Serviço:

Tratamento gratuito contra esporotricose

O que fazer: Levar o animal com suspeita de ter doença ao CCZ para consulta

Local: Centro de Controle de Zoonoses

Endereço: Rua Eurídice Paulino de Almeida, 320, no bairro Vicentina II