24/04/2019

ASSEMBLEIA SOBRE PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ACONTECE NESTA QUINTA, DIA 25

Terceira edição de 2019 será realizada pelo Cedur, no Espaço Z, no Centro, às 18h

ASSEMBLEIA SOBRE PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ACONTECE NESTA QUINTA, DIA 25

Crédito: Carina Rocha

O Conselho Municipal de Educação de Resende (Cedur) promoverá na noite desta quinta-feira, dia 25, uma assembleia temática para o monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME), no Espaço Z, no Centro. O Cedur é um órgão superior de consulta e deliberação, vinculado ao Instituto da Educação do Município de Resende (Educar), da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal. Esta é a terceira edição de cinco assembleias que devem ser realizadas antes do IX Fórum Municipal de Educação. O Fórum está previsto para ocorrer nos dia 7 e 8 de junho deste ano, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), no bairro Campo de Aviação.

Com a temática “Ensino Fundamental, Educação Especial/Inclusiva, Alfabetização, Aprendizado Adequado na Idade Certa/Qualidade da Educação/IDEB e Educação Integral”, o evento acontecerá no Espaço Z, localizado na Avenida Doutor Gustavo Jardim, no Centro, às 18h. A reunião é aberta ao público. O Plano Municipal de Educação foi aprovado em 2015 e é válido por um decênio (até 2025). O presidente do Cedur, Hilton Silva Neto, destacou qual é o principal objetivo do plano, acrescentando o histórico de sua elaboração.

— O Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, tendo servido como parâmetro para a elaboração e reorganização dos planos estaduais e municipais. O nosso PME já estava em estudo desde 2013, aguardando a aprovação do nacional. Em 2015, o Plano Municipal de Educação de Resende foi aprovado e, no ano de 2017, revisado para ficar alinhado às diretrizes nacionais. O principal foco das assembleias que antecedem o Fórum Municipal é apresentar os dados relacionados à execução do PME, ou seja, refletir sobre o que foi planejado e as metas atingidas até o momento. As assembleias possibilitam que os assuntos tão importantes e densos da área sejam avaliados em datas específicas por temática – frisou.

Hilton Silva Neto complementou que os fóruns servem para o acompanhamento do PME, mas a eleição de membros para o Cedur acontece de quatro em quatro anos. A última escolha dos representantes foi em 2017.

Em 2017, a Lei nº 3.190 de 01 de julho de 2015, que dispõe sobre o PME de Resende para o decênio 2015-2025, passou por alterações. A partir da Lei Municipal nº 3.328 de 14 de dezembro de 2017, de 14 metas e estratégias definidas pela lei original, o plano foi modificado para 24 itens, sendo ainda inseridas questões de relevância, como, por exemplo, a de educação e meio ambiente. O presidente do Cedur reforçou a respeito da necessidade da readequação do Plano Municipal.

A secretária de Educação, Rosa Frech, lembrou sobre a importância do envolvimento dos profissionais da área e da sociedade nas assembleias. “As prévias do Fórum Municipal de Educação são abertas ao público, bem como o evento principal. Nas assembleias, serão apresentados os resultados das ações, comparando-os com os objetivos do Plano Municipal. Além disso, os debates servirão para buscar opiniões e sugestões dos participantes para futuras políticas públicas e ações. Estamos no caminho certo para o cumprimento das metas”, finalizou.

Dentre as metas em destaque, estão: a Educação Infantil – universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até três anos até o final da vigência deste Plano; a Educação Integral – oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos(as) alunos(as) da educação básica; e a Valorização do Professor e Profissionais do Magistério – valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos(as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste Plano.

A primeira assembleia foi realizada no dia 26 do mês passado, às 18h, no Espaço Z, com o tema “Educação Infantil, Educação do Campo e Educação e Meio Ambiente”. Já o segundo encontro foi promovido no dia 9 deste mês, às 18h, no mesmo local, com a seguinte temática em pauta: “Ensino Médio, Escolaridade Média da População, Alfabetização e Alfabetismo de Jovens e Adultos, Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional, Educação Profissional, Educação à Distância e Tecnologia da Inovação no Ensino Aprendizagem”.

SERVIÇOS:

Assembleia temática: “Ensino Fundamental, Educação Especial/Inclusiva, Alfabetização, Aprendizado Adequado na Idade Certa/Qualidade da Educação/IDEB e Educação Integral”

Local: Espaço Z

Data: 25 de abril de 2019, quinta-feira

Aberto ao Público

Assembleia temática: “Educação Superior, Titulação de Professores da Educação Superior, Pós-graduação Stricto Sensu, Formação Continuada e Pós-graduação de Professores, Formação de Professores e Profissionais da Educação Básica em Nível Superior”

Local: AEDB, situada na Avenida Coronel Professor Antônio Esteves, nº 1, bairro Campo de Aviação

Data: 04 de maio de 2019, sábado

Aberto ao Público

Assembleia temática: “Valorização do Professor e Profissionais do Magistério, Plano de Carreira, Gestão Democrática, Financiamento da Educação”

Local: AEDB

Data: 18 de maio de 2019, sábado