Obras e Serviços Públicos

03/09/2019

APÓS SOFRER COM EROSÕES, PREFEITURA INICIA REFORMA E REVITALIZAÇÃO DA ESCADARIA DA VICENTINA I

Antiga reivindicação da população terá uma solução e ganhará nova iluminação com lâmpadas de LED

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende está prestes a pôr um ponto final em um problema antigo enfrentado pela população do bairro Vicentina I. A escadaria do bairro, uma importante via de acesso dos moradores, começou a ser revitalizada a fim de resolver o problema com desgaste estrutural do acesso, que chegou a ser interditado para evitar riscos à população.

Uma das mais graves partes do problemas enfrentado pelos o moradores, a escada possuía um ponto de erosão com mais de três  metros de profundidade. Prontamente, após análises da estrutura do local, a prefeitura construiu um muro de contenção e aterrou o local para evitar riscos a quem transita por lá.

Resolvido o problema com o buraco gerado pela erosão, de acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Victor Sampaio, é a vez de reforçar a estrutura da escada com uma revitalização completa, que vai fortalecer os degraus e melhorar o escoamento das águas pluviais, com alternativas que vão preservar a base do desgaste que vem acometendo o local há anos.

- O principal problema já foi resolvido, com a contenção do ponto mais prejudicado pela erosão. Agora, a Prefeitura está trabalhando firme na revitalização da escada, que também terá uma solução para o escoamento das águas pluviais. É importante lembrar que a área vem sendo analisada e estudada pelas equipes da Prefeitura até chegar na solução mais viável e segura para os moradores. É um problema antigo, mas a atual gestão está focada em resolver - diz o secretário.

As equipes da Prefeitura já atuam no local pela revitalização da escadaria desde esta terça-feira (03), cuja intervenção vai devolver aos moradores a segurança ao transitar pelo local, após muitos anos de preocupação. Além da revitalização da importante via de acesso à parte superior do bairro, onde há, inclusive, uma quadra esportiva que atua como grande opção de lazer para os moradores, a Prefeitura também irá instalar lâmpadas de LED, deixando o ambiente melhor iluminado e mais seguro para quem utiliza a escada durante a noite.

Melhorias na infraestrutura também no Vicentina II

Na última sexta-feira, dia 30, a Prefeitura de Resende também entregou aos moradores do Vicentina II, bairro vizinho do Vicentina I, as obras de reforma e revitalização da escadaria de acesso. O local, que estava severamente castigado pelo descarte indevido de lixo, entre outros fatores, foi completamente renovado e ganhou rampa com acessibilidade, parque infantil, iluminação de LED e a escada restaurada.

Palavras chaves: Escadaria Vicentina