Resende

25º Min

25º Max

Home » Serviços »

Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

Botão Voltar
Botão Home

15/05/2018

PREFEITURA PROMOVE VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

Evento vai eleger delegados para etapa estadual, além de definir os novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural

Créditos: Jenny Faulstich

O Parque de Exposições Francisco Fortes Filho vai se transformar, no próximo sábado, dia 19, num grande palco de debates, ideias, propostas e direcionamento para o setor cultural de Resende. O motivo é a realização no local da VI Conferência Municipal de Cultura. O evento, que acontece das 8h às 17h, terá como tema “A cultura como vetor do desenvolvimento cultural e econômico”. Além de debater e propor caminhos para o setor, a conferência também elegerá os delegados que representarão o município na IV Conferência Estadual de Cultura, que será realizada ainda este ano, e também os novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural.

 

De acordo com a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, a conferência terá seis eixos, nos quais os artistas, produtores e agentes culturais, além de toda a sociedade, poderão se inserir durante o evento visando apresentar sugestões e propostas para o setor. São eles: Economia da cultura e novas tecnologias; Infraestrutura cultural, integração e desenvolvimento; Cultura e sustentabilidade; Democracia, cidadania e diversidade; Política cultural, gestão e capacitação; e Preservação e salvaguarda do patrimônio cultural.

 

A presidente da Fundação, Denise Assis, lembra que as informações colhidas durante a conferência serão utilizadas para incrementar e consolidar o Plano Municipal de Cultura. Além disso, a conferência também vai debater e propor políticas, programas e ações a serem desenvolvidos no setor cultural a curto, médio e longo prazo.

 

- O debate é extremamente importante para que a população, a classe artística, os agentes culturais e todos os demais atores sociais entendam os programas em conformidade com as diretrizes do Sistema Estadual e Federal de Cultura. Por isso, esta conferência será um momento de muito aprendizado e um espaço para a consolidação de ideias e garantia das políticas públicas. Além disso, neste dia, também iremos eleger os novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural – disse Denise Assis, lembrando que as propostas levantadas pela cidade serão apresentadas na Conferência Estadual, no Rio de Janeiro.

 

 

Confira a programação:

 

8h – Credenciamento dos participantes

9h – Solenidade de abertura

9h50 – Leitura de aprovação do regimento

10h30 – Divisão dos Grupos de Trabalho

12h – Almoço

13h30 – Apresentação e aprovação das propostas dos GTs

15h30 – Eleição dos Delegados para 4ª Conferência Estadual de Cultura

16h30 – Eleição do Conselho Municipal de Política Cultura de Resende

17h – Encerramento

 

Serviço:

 

VI Conferência Municipal de Cultura

Dia: Sábado, 19 de maio

Horário: 8 às 17h

Local: Parque de Exposições, na Morada da Colina