Resende

25º Min

25º Max

Home » Serviços »

Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

Botão Voltar
Botão Home

14/11/2017

IRREVERÊNCIA É A MARCA DA EXPOSIÇÃO “VIVA O POVO BRASILEIRO”, NO MAM RESENDE

Obras do artista plástico Clécio Penedo retratam personagens do Brasil Imperial e será aberta nesta sexta-feira, dia 17

Créditos: Inst. Clécio Penedo

A irreverência, o bom humor e o traço inconfundível, que são a marca registrada do artista plástico Clécio Penedo, estão presentes na exposição “Viva o Povo Brasileiro”, que o Museu de Arte Moderna de Resende abre nesta sexta-feira, dia 17, às 19h. A mostra, que é um verdadeiro painel do Brasil Império, reúne obras produzidas por Clécio na década de 1980, a pedido da Fundação Pró-Memória. Falecido em 2004, o artista, que além de desenhista também foi pintor e gravador, sempre foi parceiro do MAM de Resende desde sua reabertura em 1974.

 

Realizada em parceria com o Instituto Clécio Penedo, a exposição “Viva o Povo Brasileiro” chega a Resende após passar pelo Museu Imperial de Petrópolis. As obras que compõem a mostra retratam personagens do período imperial brasileiro, com destaque para o projeto Baralho Imperial. Entre as personalidades retratadas nele, sempre com certa ironia, estão o imperador Dom Pedro I, Carlota Joaquina, dona Leopoldina e a Princesa Isabel.

 

De acordo com a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, órgão ao qual o Museu de Arte Moderna está vinculado, quem for ao museu conhecer a exposição poderá apreciar um total de 35 obras: 11 desenhos (onde o artista faz o estudo das cartas), uma serigrafia, um desenho e colagem, quatro litogravuras, uma tela a óleo, duas acrílica sobre tela e 12 banners da série Baralho Imperial, além de três desenhos pertencentes ao acervo do MAM.

 

Ainda segundo a Fundação, durante o período de visitação da exposição Viva o Povo Brasileiro, o Instituto Clécio Penedo comercializará caixas do Baralho Imperial, que poderão ser adquiridas pelo público pelo preço de R$ 60,00 a unidade. 

 

Serviço:

 

Exposição: Viva o Povo Brasileiro, de Clécio Penedo

 

Local: Museu de Arte Moderna de Resende, Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, Centro Histórico

 

Abertura: 17 de novembro, às 19h

 

Visitação: Até 22 de dezembro, de terça a sexta-feira das 10h às 19h, e aos sábados das 14h às 18h

 

Mais informações: 3360.4470