Resende

25º Min

25º Max

Home » Serviços »

Fazenda

Botão Voltar
Botão Home

09/03/2018

SÃO CAETANO GANHA SUA PRIMEIRA CRECHE MUNICIPAL

Unidade, que era uma antiga reivindicação dos moradores, será inaugurada nesta segunda, dia 12, e atenderá 51 crianças

Créditos: Carina Rocha - PMR

Um antigo sonho dos moradores do bairro São Caetano, localizado a cerca de quatro quilômetros do Centro de Resende, será realizado na próxima segunda-feira, 12 às 8h, quando será inaugurada no bairro a Creche Municipal José Roberto Sampaio. A unidade, que atenderá 51 alunos com idade entre um e três anos, funcionará na antiga escola do bairro que foi totalmente adaptada e revitalizada para atender aos pequenos estudantes.

 

De acordo com a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, entre as obras realizadas no prédio estão a reforma do telhado, colocação de grades, pavimentação da calçada do entorno e a construção de novos espaços necessários para o bom funcionamento da creche, como lavandeira e depósito. Além disso, os banheiros também ganharam área para banho, que não existia antes, e uma pintura especial, com desenhos que remetem ao universo infantil. A escola dispõe de três salas, além de refeitório, cozinha e pátio com brinquedos, entre outras instalações.

 

Segundo a diretora da unidade, Geni da Silva Paranhos, para implantar a creche, atendendo a uma reivindicação dos moradores de São Caetano que já durava 10 anos, a Prefeitura, em comum acordo com os pais, transferiu os estudantes maiores, da educação infantil, para o Ciep Municipalizado Geraldo da Cunha Rodrigues, que também fica no bairro. Dos 63 alunos que frequentavam a José Roberto Sampaio, 55 passaram a estudar no Ciep e 8 permanecerão na creche que agora funcionará em regime integral.

 

Unidades já entregues

 

A Creche Municipal José Roberto Sampaio, no bairro São Caetano, é a terceira a ser entregue este ano pela Prefeitura após a realização de obras de reforma e revitalização. As outras duas são as Creches Municipais Novo Surubi e Morro do Cruzeiro, entregues à população em fevereiro. Também este ano, a Prefeitura fez a revitalização das Escolas Municipais Maria de Assis Barboza, no Cabral, que passou por uma verdadeira transformação, e Esther Politi, na Fazenda da Barra I.

 

As medidas beneficiaram 972 estudantes: 595 deles da Escola Municipal Maria de Assis Barboza; 198 da Escola Esther Politi; e 179 das creches Novo Surubi, Morro do Cruzeiro e José Roberto Sampaio.  

Fila de espera reduzida

Além da revitalização das cinco unidades entregues este ano, a educação de Resende também obteve outra conquista importante na atual administração, que foi a redução do número de inscritos na fila de espera por uma vaga nas creches municipais. De acordo com as estatísticas da Secretaria Municipal de Educação, o número passou de 1.400 crianças no final de 2016 para 484 em janeiro deste ano.

A redução foi possível graças a medidas simples tomadas pela Secretaria, como a otimização de vagas, criação de turmas em meio período, atualização do banco de dados, que revelou a existência de diversas inscrições em duplicidade, além da entrada em funcionamento do CEMEI Hilda da Conceição Matheus Inácio, na Morada da Barra, e da ampliação de vagas nas demais unidades revitalizadas. No total, foram criadas mais de 200 vagas.