Resende

25º Min

25º Max

Esporte e Lazer

Botão Voltar
Botão Home
{Nome Secretaria}

Ações e Projetos

Domingo no Parque

  • Lançado  em 2012, o Programa Domingo no Parque tem como objetivo oferecer  opções de lazer, esporte e recreação para população, atendendo a todos os públicos, desde crianças até a terceira idade.

    As  atividades acontecem todos os domingos, das 9 às 12 horas, e são  concentradas em um trecho da Av. Rita Ferreira da Rocha (Beira-Rio),  e muitas delas são realizadas também dentro do Parque das Águas.  Durante a realização do programa, as duas pistas da avenida ficam  interditadas para o tráfego de veículos, dando mais segurança a quem quer aproveitar o Domingo no Parque.

    Entre  as atividades gratuitas realizadas pelo programa estão brinquedos  infláveis, cama elástica, bambolê, corda, minivôlei,  minibasquetebol e minifutebol, frescobol, espaço para patins e skates, slackline e tênis de mesa.

    O  Domingo no Parque conta com a parceria da Secretaria Municipal de  Saúde que mantém, durante todo o evento, uma enfermeira para aferir  a pressão arterial de quem participa das atividades ou está em caminhada pela Beira-Rio.

    A  Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda também é uma das  principais colaboradoras do programa e leva todos os domingos uma atração musical ao evento.

  • Esporte na Escola

  • A proposta deste programa é incentivar a prática esportiva no lugar onde crianças e adolescentes passam boa parte do seu tempo: a escola. As aulas esportivas, como de handebol, jiu jitsu, taekwondo, judô e boxe acontecem sempre no contraturno escolar. O programa será ainda uma forma de descobrir novos talentos para o esporte no Município, por isso os treinamentos serão direcionados também para a formação de atletas. 

  • Estádio do Trabalhador

  • Principal  palco do futebol no município, o Estádio do Trabalhador, que recebe  partidas oficiais válidas pelo Campeonato Carioca profissional, vem  recebendo melhorias promovidas pela atual administração. Além dos  investimentos feitos nos sistemas hidráulico e elétrico, nos  vestiários e nos banheiros, dentre outros, o Estádio também passou  a contar com 2.500 cadeiras. Os equipamentos, solicitados pela  Prefeitura ao Governo do Estado, vieram do Estádio do Maracanã, que passou por reformas para a Copa de 2014.

  • Lei de Incentivo

  • Criada em 2010 pela Prefeitura e reformulada em 2012, a Lei de Incentivo ao Esporte Amador tem contribuído para o desenvolvimento e fortalecimento do esporte no município. Graças a ela, projetos esportivos aprovados pela Comissão Interdisciplinar de Avaliação e Concessão da Lei, formada por representantes de entidades públicas e privadas, podem captar patrocínios e obter da Prefeitura autorização para utilizar espaços públicos para realização de seus treinamentos, além de assessoria para a elaboração dos projetos. A administração também faz o acompanhamento da aplicação dos recursos captados. Já foram contemplados com os benefícios da Lei diversos projetos, tais como o Virada Olímpica (natação), Circuito Resendense de Tênis, 7 Metros (handebol), Taekwondo, Mountain bike, Pro Vôlei, Copa Zoar de Parapente, Encontro Nacional de Capoeira, Rugby Segunda Escola, Nosso Rugby, Já foram contemplados com os benefícios da Lei diversos projetos, tais como o Virada Olímpica (natação), Circuito Resendense de Tênis, 7 Metros (handebol), Taekwondo, Mountain bike, Pro Vôlei, Copa Zoar de Parapente, Encontro Nacional de Capoeira, Rugby Segunda Escola, Nosso Rugby, Pentatlo Moderno, Judô na Escola, Esporte na Escola, Abertura da Temporada de Montanhismo, entre outros

  • Esporte nos bairros

  • Visando valorizar as competições esportivas promovidas nos bairros e distritos do município, além de oferecer mais uma opção de lazer para a população, a Prefeitura também tem apoiado a realização de diversas competições nos bairros de Resende, como os campeonatos organizados pelas Associações de moradores, Clubes e Associações Esportivas da cidade. É o caso dos Campeonatos de verão e Inverno da Cidade Alegria, do Paraiíso, do Soçaite da Vicentina, da AABB, do Amador do Primatoya, da Baixada da Olaria, das Barras etc.

  • Projeto Futebol Cidadão

  • Com o  objtivo de descobrir novos talentos e de oferecer uma opção  saudável de lazer para a garotada, a Prefeitura tem ampliado, a cada  ano, o número de crianças e adolescentes beneficiados pelas  atividades oferecidas pelas escolinhas de futebol do Resende Futebol  Clube.

    O  projeto Futebol Cidadão atende atletas em núcleos espalhados pela  cidade, nos bairros Cidade Alegria, Baixada da Olaria, Jardim  Esperança, Jardim Primavera/Toyota, Nova Alegria, Fazenda da Barra  II, Morada da Barra, Paraíso, Surubi, Serrinha, Visconde de Mauá e Engenheiro Passos.

  • Ginásios

  • A Prefeitura tem investido na reforma e construção de espaços públicos como uma forma de incentivar a prática esportiva nas comunidades e escolas. Na Baixada da Olaria, na Cidade Alegria e no Surubi foram construídos ginásios poliesportivos com vestiários, banheiros (masculino e feminino), além de arquibancadas com capacidade para receber aproximadamente 250 pessoas. Os ginásios também contam com sistema de iluminação e o piso da quadra tem demarcação para a prática de várias modalidades como vôlei, basquete, handebol e futsal.