Resende

25º Min

25º Max

Home » Serviços »

Educação

Botão Voltar
Botão Home

06/02/2017

Mais de 14 mil alunos voltam às aulas em Resende

Projeto pedagógico para 2017 é aproximar as escolas das comunidades

Créditos: Carina Rocha/COMSOC

As ruas da cidade ganharam um tom mais jovial nesta segunda-feira, 6 de fevereiro. O motivo foi a volta às aulas dos 14.736 estudantes matriculados em 61 unidades da Rede Municipal de Ensino de Resende, formada por 43 escolas, 14 creches e quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs).

A volta às aulas, que mobiliza 1.128 professores, marca também a entrada em vigor do novo projeto pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e que visa aproximar as unidades de ensino das comunidades onde elas estão inseridas. O projeto, segundo a secretária Rosa Frech, será desenvolvido através de projetos interdisciplinares, que trabalharão temas voltados para a realidade de cada comunidade escolar.

Ainda de acordo com Rosa, um dos maiores desafios enfrentados pela Secretaria este ano foi a realocação de 382 estudantes cujos pais foram morar na Fazenda Barra III, em virtude da entrega das unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida naquela região.

- A determinação do prefeito Diogo Balieiro Diniz foi que concentrássemos esforços para encontrar vagas para esses estudantes em escolas próximas às suas casas, evitando desta forma que eles tenham que se deslocar para outros bairros da cidade. Este foi um grande desafio que conseguimos vencer – disse a secretária.

NOVO MAIS EDUCAÇÃO – Outra novidade anunciada pela secretária é que, este ano, pelo menos 22 escolas da Rede Municipal de Ensino participarão do programa Novo Mais Educação, desenvolvido em parceria com Governo Federal. Através dele, os alunos terão acesso a atividades recreativas, esportivas, culturais e pedagógicas, com ênfase no reforço à matemática e português, no contraturno escolar. A seleção dos monitores que farão o acompanhamento dos alunos começa esta semana e a previsão é que as atividades do Novo Mais Educação tenham início nos próximos 15 dias.