Resende

25º Min

25º Max

Home » Serviços »

Educação

Botão Voltar
Botão Home

20/07/2017

Educação capacita cuidadores de alunos com necessidades especiais

Curso, que tem 20 horas de duração, beneficia 38 profissionais

Créditos: Lázaro Ramos/PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Educação e do Centro Municipal de Atendimento Educacional (CEMAE), está promovendo, esta semana, um curso de formação voltado para os cuidadores de alunos com necessidades educacionais especiais. A capacitação beneficia 38 profissionais que atuarão na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, acompanhando, de forma individualizada, os alunos com necessidades especiais, atendendo suas demandas pessoais e auxiliando-os na realização das suas tarefas diárias.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, que acompanhou o primeiro dia da formação dos profissionais, juntamente com a presidente do EDUCAR, Alice Brandão, e o diretor pedagógico, Mário Dias, o curso é apenas uma das ações que estão sendo desenvolvidas nas escolas do município visando oferecer uma educação inclusiva.

- Com esta ação estamos dando mais um passo importante no sentido de implantar em nossas escolas municipais uma política educacional verdadeiramente inclusiva, garantindo um ensino de qualidade para todos, promovendo a integração dos estudantes, e seguindo os princípios estabelecidos nas Diretrizes Nacionais da Educação Especial. Neste sentido, preparar os nossos profissionais para receberem e acolherem esses alunos é de fundamental – disse Rosa.

A capacitação, que busca destacar os direitos e atribuições dos cuidadores, bem como as competências e habilidades mediadoras necessárias para atender os alunos, conta com palestras sobre vários temas. Entre eles Primeiros Socorros, ministrada pelo sargento Ronaldo Ricardo, do Corpo de Bombeiros, e Saúde do Trabalhador, abordada pela fisioterapeuta do CEREST, Vaneza Lemos, que destaca em sua palestra questões como ergonomia, postura e a forma ideal de transportar os alunos visando preservar a saúde dos cuidadores.

O curso, que tem 20 horas de duração, termina na próxima sexta-feira, dia 21.