Resende

25º Min

25º Max

Home » Serviços »

Desenvolvimento Rural

Botão Voltar
Botão Home

26/04/2018

TORNEIO LEITEIRO DA AMIZADE CHEGA A 38ª EDIÇÃO E REÚNE CRIADORES NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES

Evento, que é um dos mais tradicionais da região, será realizado entre os dias 27 e 30 de abril

Créditos: PMR - Divulgação

O Parque de Exposições Francisco Fortes Filho vai abrigar, entre os dias 27 e 30 de abril, um dos mais importantes e tradicionais eventos ligados à agropecuária na região, o Torneio Leiteiro da Amizade, que chega este ano à sua 38ª edição. O evento, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e da EMATER-Rio, contará, além da esgota e premiação dos animais, com prova de hipismo, tambor e baliza; gincana; brincadeiras infantis e um animado forró.

 

De acordo com os organizadores do torneio, que visa promover uma confraternização entre os produtores rurais da região e resgatar aquela que já foi uma das mais importantes atividades econômicas do município, o evento deverá reunir cerca de 15 animais e o mesmo número de criadores, todos de Resende.

 

Para participar, os proprietários deverão apresentar os seguintes documentos dos animais: GTA (Guia de Trânsito Animal); atestado negativo de Brucelose e Tuberculose; e atestado de vacina contra Febre Aftosa. Os animais participantes serão divididos em três categorias: vacas (puras/girolando); novilhas com até quatro dentes (puras/girolando); e animais até 30 quilos (vacas e novilhas, independente da raça). Segundo os organizadores do evento, caso algum convidado apresente um animal de outra raça, além das citadas, uma nova categoria será criada.

 

Conforme as regras do Torneio, os animais concorrentes deverão dar entrada no Parque de Exposições até às 18h do dia 27 (sexta-feira). Neste dia, às 23h, será feita a pré-esgota dos participantes. Já nos dois dias seguintes (sábado e domingo, dias 28 e 29, respectivamente), os animais serão ordenhados em três horários: às 7h, 15h e 23h. A última ordenha acontece na segunda-feira, 30, às 8h. Vence o torneio o animal com maior produção, somadas todas as ordenhas. A premiação dos produtores, com troféus, será realizada na segunda-feira, dia 30, às 11h30.

 

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Alberto Figueiredo, a realização do torneio, além de mostrar a competitividade e a qualidade do plantel de criadores da região, também será uma oportunidade para que os pecuaristas possam se confraternizar e trocar de experiências.

 

- Os pecuaristas que trouxerem seus animais para o torneio estarão disputando o título por volume de produção, motivo pelo qual teremos aqui animais de alto padrão genético. Mas, além dessa disputa, o torneio também tem um papel importante no sentido de promover o intercâmbio, a confraternização e a troca de experiência entre os produtores – disse o secretário.