Resende

25º Min

25º Max

Home » Serviços »

Desenvolvimento Rural

Botão Voltar
Botão Home

01/11/2017

RESENDE BUSCA RECURSOS PARA IMPLANTAR PATRULHA MECANIZADA

Equipamento, formado por caminhões e máquinas pesadas, vai ajudar na manutenção das estradas rurais

Créditos: PMR/Divulgação

Com uma extensa área territorial, interligada por mais de 800 quilômetros de estradas vicinais, a zona rural de Resende vem merecendo da administração municipal uma atenção especial, voltada para a fixação e a valorização do homem no campo. Com este objetivo, a Secretaria Municipal de Agricultura enviou esta semana para o Governo Federal uma proposta para formalização de um convênio visando implantar no município uma Patrulha Mecanizada.

 

De acordo com a proposta formulada pela Secretaria, e aprovada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, formado por diversas secretarias municipais e por órgãos representativos do meio rural como a ACIAR e o Sindicato Rural, a patrulha será formada por caminhões e máquinas pesadas, como uma motoniveladora e um rolo compactador, que poderão ajudar, e muito, no trabalho de manutenção das estradas vicinais.

 

Segundo o secretário Alberto Figueiredo, a compra dos equipamentos está estimada em R$ 3,5 milhões. Ele explica que os recursos deverão ser liberados pela União, por meio do Ministério da Agricultura, cabendo à Prefeitura uma contrapartida no valor de um por cento do valor total, ou seja, R$ 35 mil, conforme estabelece o edital proposto pelo Ministério da Agricultura e que está em vigor até o próximo dia 30 de outubro.

 

- Este edital prevê a transferência de recursos federais para os municípios através da formalização de convênios, e é exatamente esta a nossa proposta. Para isso, estamos cumprindo todas as exigências contidas no edital, como ouvir o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e inserir informações e documentos no Siconv, que é o Sistema de Convênios que administra as transferências de recursos da União para os municípios e estados brasileiros, por meio de convênios – explicou Alberto Figueiredo.

 

O secretário lembrou que, além da busca de recursos federais para a implantação da Patrulha Mecanizada, a Prefeitura também está trabalhando em outras frentes para melhorar a vida do homem do campo. Entre as ações já realizadas estão a criação do programa Produz Leite, apoio a torneios leiteiros e à vacinação contra doenças como a brucelose e a febre aftosa, além da busca, junto ao Banco do Brasil, de linhas de créditos especiais para os produtores rurais e a manutenção permanente das estradas e pontes.