Resende

25º Min

25º Max

Home » Serviços »

Desenvolvimento Rural

Botão Voltar
Botão Home

26/01/2018

PREFEITURA CONCLUI DRENAGEM NA ESTRADA DA BAGAGEM

Trabalho na RJ 161 foi realizado em parceria com Governo do Estado

Créditos: Arquivo PMR

Após duas semanas de trabalho intenso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural concluiu na tarde desta quinta-feira, 25, a drenagem de um trecho da RJ 161, localizado em frente à Vila da Bagagem, na região serrana de Resende. O serviço, realizado em parceria com o Governo do Estado, vai colocar um ponto final nos alagamentos que vinham ocorrendo no local depois que as antigas manilhas utilizadas para fazer a drenagem de águas pluviais quebraram, abrindo uma cratera na estrada.

 

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Alberto Figueiredo, o trabalho, que envolveu uma equipe de seis profissionais, três máquinas pesadas e dois caminhões, beneficiou um trecho de aproximadamente 20 metros. O novo duto por onde será escoada a água da chuva atravessa a estrada de um lado ao outro, passando debaixo da via. Nele foram utilizadas 15 manilhas de 1,5 metro de diâmetro, bem maior que as antigas que tinham apenas 60cm.

 

- O duto antigo já não dava mais vazão às águas das chuvas e, no final do ano passado, algumas manilhas quebraram, fazendo com que a enxurrada começasse a passar por cima da estrada. Agora, com as manilhas de 1,5 metro enviadas pelo Governo do Estado, já que a via é uma RJ, o escoamento ficará muito melhor, garantindo a trafegabilidade da estrada e beneficiando dezenas de moradores e turistas que visitam a região – explicou Figueiredo.

 

Segundo ele, após a instalação das manilhas, o leito da estrada foi elevado em cerca de um metro, justamente para proteger o duto, já que a estrada é utilizada diariamente por veículos pesados, como ônibus e caminhões, cujo tráfego poderia provocar a quebra das manilhas.