Resende

25º Min

25º Max

Home » Hino

Bandeira / Brasão

Botão Voltar
Botão Home
Brasão Prefeitura Resende

Brasão

O Brasão de Armas do Município foi alterado pela Resolução nº 328 de 29 de setembro de 1955, substituindo a Resolução 252, de 29 de setembro de 1955.  Seu desenho, de acordo com o texto da Resolução, tem as seguintes características e simbologia:

Características: 
O brasão possui um escudo português cortado, em primeiro, de azul, uma cordilheira de cor negra; em chefe, uma coroa mariana de ouro; de verde, uma faixa ondeada em prata; aplicado, um castelo em púrpura; envolvendo o escudo há um ramo de cana de açúcar à direita e um ramo de café à esquerda, ambos de sua cor. O listel de prata, com letras maiúsculas em negro, de estilo Elzevir, traz a seguinte inscrição: 29/9/1801 RESENDE 13/07/1848; e uma coroal mural de prata, de cinco torres.

Simbologia: 
A cor azul no primeiro representa o céu límpido e o clima ameno do município. A cordilheira de cor negra lembra as Agulhas Negras, que é um acidente geográfico que põe em destaque a cidade. A coroa mariana representa a padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição. O verde representa os campos férteis, que já foi a base da economia e que hoje simboliza a presenrvação do meio ambiente. A faixa ondeada em prata simboliza o Rio Paraíba do Sul, que atravessa e banha nosso município. O castelo, em púrpura, representa a Academia Militar das Agulhas Negras. Os ramos de açúcar e café frutado põem em relevo e destaque os produtos principais de sua agricultura. A Coroal Mural, em prata de cinco torres, representa que Resende é uma cidade. O listel traz a palavra Resende e suas datas históricas de 29 de setembro de 1801, quando de sua emancipação política e admnistrativa, e a de 13 de julho de 1848, quando da elevação de Vila à categoria de cidade.

Bandeira Prefeitura Resende

Bandeira

A Bandeira do Município, criada através da Resolução 862, de 25 de julho de 1967, tem as seguintes características e simbologia:

O estandarte tem a dimensão de um retângulo de 14/20 módulos com fundo branco e cruz nas cores verde e azul confeccionada em faixas com largura de um módulo, que dividem o retângulo em quadrantes. O Brasão de Armas fica no centro do retângulo, enquadrado na razão de 7/6 módulos. O contorno da Bandeira é feito de franja na cor amarelo-ouro.

Simbologia: A cruz em verde e azul simboliza o espírito de fé e de esperança no futuro glorioso do Município, sendo que as faixas azuis estão localizadas nos quadrantes correspondentes aos da Bandeira do Estado do Rio de Janeiro. Já o fundo branco refere-se ao fundo da primeira bandeira brasileira e representa a índole pacífica e hospitaleira do povo resendense, sendo que o contorno em franja, na cor amarelo-ouro, é o símbolo do espírito de brasilidade que envolve os cidadãos desta cidade.