Resende

25º Min

25º Max

Home » Serviços »

Assistência Social e Direitos Humanos

Botão Voltar
Botão Home

06/12/2017

PROJETO RESENDE PARA TODOS LEVA CIDADANIA E SERVIÇOS PARA A CIDADE ALEGRIA

Ação, que vai reunir serviços dos projetos Novo Olhar e Mega Balcão de Direitos, acontecerá no Ciep 489

Créditos: Jenny Faulstich

Domingo vai ser dia de cuidar da saúde, melhorar a autoestima, valorizar a cidadania e se divertir a valer na Cidade Alegria. O motivo é a realização no bairro da primeira edição do Resende para Todos – uma iniciativa da Prefeitura de Resende que reúne num só dia e local, serviços do projeto Novo Olhar, que oferece exames oftalmológicos e óculos de graça, e do Mega Balcão de Direitos, que desenvolve ações de cidadania e prevenção de doenças, além de cultura e lazer para todas as idades. As atividades, todas gratuitas, serão realizadas no Ciep 489, das 10 às 16h.

 

De acordo com os organizadores, além de cuidar da visão e de colocar sua documentação em dia, as pessoas que forem até o Ciep 489 também poderão usufruir de muitos outros serviços que serão disponibilizados pela Prefeitura, através dos projetos Mega Balcão de Direitos e + Esporte e Lazer. Entre eles estão o cadastramento de currículos, informações sobre emprego e sobre emissão de Carteira de Trabalho; serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e orientações sobre prevenção de doenças; corte de cabelo; atendimento de ouvidoria; e recreação para a criançada com minitênis, minibasquete e pingue pongue, além de uma animada aula de zumba, entre outras atrações.

 

O prefeito Diogo Balieiro Diniz lembra que a realização de ações nos fins de semana visa facilitar o acesso da população:

 

- A Prefeitura está empenhada na realização de diversas ações de assistência social, e essas atividades acontecem, em sua maioria, nos fins de semana, possibilitando à população que trabalha ter acesso a direitos e serviços básicos. Os eventos acontecem em bairros variados, e desta vez, na Cidade Alegria, esperamos um grande público - explica o prefeito.

 

Novo Olhar – Chegando a sua terceira edição em Resende, o projeto Novo Olhar oferecerá neste domingo exames oftalmológicos e óculos de graça para pessoas com mais de 20 anos de idade, além de isenção de taxa para a retirada da segunda via dos seguintes documentos: carteira de identidade, certidão de nascimento, certidão de casamento e certidão de óbito, além de habilitação para casamento. O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Resende, a Secretaria de Estado de Assistência Social e a Fundação Leão XIII.

 

Para ter acesso aos serviços oftalmológicos os interessados precisam apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Além desses critérios, a coordenação do projeto alerta que não serão atendidos pessoas sem camisa ou que tenham ingerido bebida alcoólica. Já para ser beneficiado com a isenção de taxas para retirada da segunda via de documentos, não há nenhum critério específico e qualquer cidadão pode procurar os serviços. 

 

Etapas do atendimento - Antes de passar pelo exame oftalmológico, as pessoas beneficiadas pelo projeto serão cadastradas para verificar o cumprimento dos pré-requisitos básicos e farão testes de glicose para verificar a taxa glicêmica e de acuidade visual. A seguir, elas passarão pelo auto refrator, equipamento computadorizado que indicará o grau do paciente, e logo depois pelo médico oftalmologista que avaliará o resultado do auto refrator e realizará um novo exame, emitindo a receita com o detalhamento dos óculos, que ficam prontos em cerca de 30 dias.

 

Serviço:

Projeto Resende Para Todos

Domingo, 10 de dezembro, das 10 às 16h

Local: Ciep 489 Augusto de Carvalho

Rua Tupis com Carajás, s/nº, Cidade Alegria