Home » Serviços »

Agricultura e Pecuária

Botão Voltar
Botão Home

06/03/2017

Zona rural aposta em ampliação de negócios em Resende

Prefeito visita propriedades em Visconde de Mauá e conhece novas ações de desenvolvimento e responsabilidade ambiental

Créditos: Anderson Patrick/PMR

Fomentar, incentivar e prestigiar os empresários das áreas rurais de Resende. Com esta proposta, o prefeito Diogo Balieiro Diniz esteve em diversas agendas em Visconde de Mauá, este fim de semana, acompanhado por técnicos da Secretaria de Agricultura. A meta é ampliar infraestruturas e capacidade logística nas áreas fora do eixo urbano.

Muitos pontos foram visitados, entre os quais, o Trutário da Serrinha, instalado há 33 anos e famoso por permitir que o cliente pesque seu próprio almoço. A agenda incluiu ainda a fazenda Copaíba, especializada em produção de leiteira. Os proprietários do local também estão investindo na produção de queijos, e iniciando o cultivo de oliveiras.

Aposta de agricultores da região, as oliveiras já são produtos presentes em pelo menos três fazendas. Para se conquistar um produto capaz de se transformar em azeite orgânico, as árvores necessitam de pelo menos cinco anos de vida. Em Mauá, o plantio mais antigo completou três anos de idade.

A comitiva do prefeito, que contou ainda com a presença do secretário de Obras e de Fazenda e da equipe de comunicação, visitou novos empreendimentos também na sede a indústria de laticínios Pedra Selada, importante geradora de empregos na região, além da pousada Mauá Brasil, que além de investimentos em hotelaria e gastronomia também atua no ramo da azeitona.

Os empreendedores vêm apostando na diversificação das atividades, visando o desenvolvimento da produção com o aumento da fabricação de produtos e, consequentemente, de renda. Todos levam em consideração a responsabilidade social e ambiental, como o tratamento de nascentes e fontes de água, além do equilíbrio relacionado à qualidade do ar e do solo.

- Quando viemos para cá, realizamos um grande investimento para preservação das nascentes e reconstrução da mata ciliar. Nossa preocupação é conciliar a pecuária de leite com a conservação ambiental - explicou Vaine Menegheti, proprietário da fazenda Copaíba.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz afirma que o homem do campo e as indústrias rurais necessitam de mais atenção do poder público. De acordo com Diogo, Resende precisa recuperar sua tradição como polo de agronegócio, ampliando e atraindo novos investidores, capazes de agregar qualidade de vida e oportunidades aos moradores das zonas rurais.

- Além da assistência técnica que a Secretaria de Agricultura está oferecendo aos produtores, estamos focados em três aspectos importantes: melhorar a capacidade de mobilidade, através da manutenção das estradas; ampliar o serviço de telecomunicação, por meio de programas disponíveis na esfera federal; além de potencializar e garantir qualidade no fornecimento de energia elétrica para as áreas fora do eixo urbano - ressalta.