Resende

25º Min

25º Max

Home » Serviços »

Agricultura e Pecuária

Botão Voltar
Botão Home

25/04/2017

Torneio quer resgatar tradição agropecuária em Resende

Evento será realizado no Parque de Exposições, de 27 de abril a 1º de maio

Créditos: Carina Rocha/PMR

Resgatar a tradição agropecuária de Resende, que já foi uma das maiores bacias leiteiras do Estado do Rio na década de 1980, valorizar o homem do campo e promover uma confraternização entre os produtores rurais do município e da região. Estes são os principais objetivos do Torneio Leiteiro da Amizade, que será realizado entre os dias 27 de abril e 1º de maio, no Parque de Exposições de Resende. 

O torneio, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e de outros setores da Prefeitura, deverá reunir cerca de 20 animais e mais de 50 pecuaristas de Resende, São José do Barreiro, Cruzeiro, Barra Mansa e Quatis, entre outros municípios da região. O grande número de criadores, de acordo com o secretário municipal de Agricultura, Alberto Figueiredo, ocorre porque o torneio, além de ser competitivo, também tem um caráter de confraternização e troca de experiências entre os produtores.

- Os pecuaristas que trouxerem seus animais para o torneio estarão disputando o título por volume de produção, motivo pelo qual teremos aqui animais de altíssimo padrão genético, em especial os das raças holandesa e girolando, que são, tradicionalmente, grandes produtoras leiteiras. No entanto, além dessa disputa, o torneio também tem um papel importante no sentido de promover o intercâmbio, a confraternização e a troca de experiência entre os produtores. Por isso, o número de criadores é superior ao número de animais concorrentes – explicou Figueiredo.

Ainda de acordo com o secretário, os animais chegarão ao Parque de Exposições na noite do dia 27, quinta-feira. Às 22h, eles passarão por uma esgota, cuja produção não será contabilizada no torneio. Já nos três dias seguintes (sexta, sábado e domingo, dias 28, 29 e 30), os animais serão ordenhados em três horários: às 6h, às 14h e às 22h. O total produzido nas nove ordenhas é que vai indicar os vencedores. A premiação dos produtores, com troféus, será realizada na segunda-feira, 1º de maio, às 10 da manhã.

Atração para toda família – Durante o final de semana, além de acompanhar o torneio leiteiro e de ver de perto os animais participantes, os visitantes que forem ao Parque de Exposições também poderão acompanhar outras atrações, como demonstrações de equitação e adestramento, além de provas de tambor, que serão realizadas na arena do parque. Para isso, o local está passando por uma limpeza geral, que inclui também a pintura do pavilhão Alcides Moreira Diniz, onde o torneio será realizado.