Resende

25º Min

25º Max

Home » Serviços »

Agricultura e Pecuária

Botão Voltar
Botão Home

24/06/2017

Prefeitura quer ampliar segurança na zona rural

Secretaria de Agricultura de Resende se reúne com autoridades policiais para debater maior proteção aos moradores e produtores

Créditos: Arquivo Agricultura

Diminuir o número de roubos a propriedades rurais no município de Resende. Foi com esse tema que a Secretaria de Agricultura reuniu autoridades de segurança em sua sede no bairro da Morada da Colina, ao lado do Parque de Exposições, na tarde desta sexta-feira, dia 23.

Compareceram ao encontro, o delegado titular da 89ª DP de Resende, Marcelo Ribeiro; o comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, Rogério Jackes da Silva; o comandante da Guarda Civil Municipal, César Ricardo Aureliano Laurindo; e o superintendente de Ordem Pública, Carlos Maurício Barroso Sarmento. Também esteve presente à reunião o médico veterinário do município de São Gonçalo de Sapucaí (MG), Flávio Emilio Nogueira Junqueira, além de diretores do Sindicato Rural e lideranças comunitárias.

O objetivo de Resende, conforme explica o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Alberto Figueiredo, é seguir o modelo implantado por Emilio Junqueira na cidade mineira que consiste em desenvolver um sistema de relacionamento com órgãos públicos de segurança, através do cadastro das propriedades rurais. Este procedimento é realizado em complemento ao georreferenciamento, ou seja, o mapeamento que envolve a criação de um código por proprietário.

O secretário Alberto Figueiredo ressalta a importância do envolvimento das entidades de segurança, visando inibir a ocorrência de crimes da zona rural.

- Solicitamos ao prefeito Diogo Balieiro Diniz a criação de um decreto para realizar o cadastramento de cada produtor em nosso município. Esta foi uma reunião importante que acaba trazendo outros benefícios para a região. Quem também está nos ajudando para potencializar a rede de comunicação com internet e telefonia para a zona rural é o senador Eduardo Lopes, o que resultará que nossa cidade seja a primeira do Brasil a ter 100% de cobertura – disse o secretário.

 

Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Ordem Pública se comprometeram em fortalecer a rede de comunicação e mobilizar seus contingentes em caso de denúncia dos proprietários rurais.